O Melhor Internacional de Novelas de 1992, o Lado A.

#Mofista14: Uma viagem musical pelo Lado A do Melhor Internacional de Novelas de 1992.


Capa bonita deste LP. A seleção musical não fica atrás.


Olá amigos mofistas.

Trago para vocês mais um ressuie da famosa coletânea O Melhor Internacional de Novelas, desta vez do ano de 92. Esse viria a ser o sétimo volume lançado pela gravadora e talvez o último a possuir uma seleção mais coesa musicalmente falando, em relação aos discos lançados anteriores e posteriores a este.

A seleção musical novamente ficou a cargo de Sérgio Motta, que mais uma vez um bom trabalho, bem semelhante ao disco de 1981. Tal qual o volume de 81, este possui uma única faixa dançante tal e vem com menos faixas que os demais, o disco da coletânea de 1990 vinha com apenas 12 músicas algo que se repetiu nesta e no álbum de 1993.

Esse volume, tal qual os outros que foram temas das minhas postagens e onde os links deixarei no final deste texto, fizeram parte da minha infância e adolescência. No caso meu pai tinha a fita cassete desse disco e quantas vezes eu ouvia no antigo 3 em 1 da CCE. Ainda mais o Lado B ou o Lado 2 da fitinha, onde Sérgio arrasou nas escolhas do segundo lado do disco.


Eu tive a versão K-7 desse volume. E quando a fita embolava? Bons tempos, nostalgia purinha. 

Enfim, sem mais enrolação deixo todos os amantes de sucessos do passado com as seis primeiras faixas, como sempre faço nessas postagens, tem uma pequena bio do artista e de qual álbum a canção foi extraída, de qual novela e tema de personagem ela foi escolhida e obviamente o clipe da musica em questão. Sendo assim coloque seus fones, aumente o volume e embarque novamente nessa viagem musical.

Vista do Lado A do bolachão Som Livre.





 1. HOW CAN I GO ON – Freddie Mercury & Monserrat Caballé.
(Freddie Mercury/Mike Moran)

Album: Barcelona (1988)
Novela: Que Rei Sou Eu? (Cassiano Gabus Mendes, 1989)
Tema: Rainha Valentine (Tereza Rachel)






Barcelona viria ser o último disco da carreira do cantor Freddie Mercury (1946 – 1991) e o segundo em carreira solo. Freddie que ficou mundialmente famoso como fundador e vocalista da banda britânica rock Queen, que ele fez parte desde 1970 até sua morte.

Seu primeiro disco solo foi o Mr. Bad Guy de 1985. A canção Barcelona viria ser escolhida para ser o hino dos Jogos Olímpicos de 1992 na Espanha, mas o cantor viria falecer menos de sete meses antes do inicio dos jogos, no entanto ela foi apresentada na cerimônia de abertura e foi usada como a musica título da cobertura dos Jogos Olímpicos transmitidos pela BBC.

Já o disco Barcelona era um sonho de Mercury que queria gravar um álbum de opera com Monserrat Caballé, nome artístico de Maria de Monserrat Bibiana Concepcíon Caballé i Folch, cantora lírica espanhola, soprano, consideradas pelos críticos uma das maiores cantoras líricas de todos os tempos. O encontro dos dois viria se concretizar somente em 1988 e é até hoje um dos encontros musicais mais bem sucedidos do cantor.

Uma edição especial de Barcelona foi lançado em setembro de 2012, nesta edição faixas instrumentais foram substituídas por nova orquestração e percussão sinfônica ao invés de sintetizadores e teclados usados no disco de 1988.




2.       LUKA – Suzanne Vega
(Suzanne Vega)

Álbum: Solitude Standing (1987)
Novela: Mandala (Dias Gomes e Marcílio Moraes, 1987/1988)





Filha de mãe de origens alemã e sueca e de pai com origens inglesa, escocesa e irlandesa, Suzanne Nadine Veja, o sobrenome veio de seu padrasto de origem porto – riquenha cresceu e viveu grande parte de sua juventude em uma região de Manhattan, Nova Iorque habitada predominantemente por hispânicos.

Escreveu sua primeira canção aos 14 anos, posteriormente ao ingressar na Barnard College onde estudou literatura inglesa, começou a participar de um grupo de cantores sendo influenciada pelo compositor canadense Leonard Cohen.

Disponde de apenas um violão ela se apresentou em bares situados em Greenwich Village e no Folk Club, um dos locais onde Bob Dylan se apresentou nos seus primeiros anos de carreira. Pelo seu bom desempenho nas apresentações a gravadora A&M lhe proporcionou seu primeiro contrato em 1983, mas seu primeiro álbum de estúdio auto – intitulado Suzanne Vega seria lançado somente em 1985.


A fama mundial viria no álbum seguinte, Solitude Standing de 1987, que foi elogiado pela crítica e público. A canção Luka tocou nas rádios do mundo inteiro e apesar do seu ritmo alegre, a letra era triste e falava sobre uma criança que era constantemente agredida, no entanto, o teor da letra passou despercebida pelo publico de vários países de língua diferente da inglesa onde a musica fez sucesso. Luka ganhou um Grammy e alcançou o terceiro lugar na parada da Billboard em 1988.



3.       NO MORE BOLEROS – Gerard Joling
(P. de Wijn/M. Ravel)

Álbum: No More Boleros (1989)
Novela: Top Model (Antonio Calmon e Walther Negrão, 1989/1990)
Tema: Alex Kundera (Cécil Thiré)






Gerard Jan Joling é um cantor, compositor e apresentador que nasceu em abril de 1960 nos Países Baixos.

Alcançou à fama no final dos anos 80, ficou conhecido pela sua voz de tenor alto, lançando vários singles de sucesso. No ano de 1985 ele obteve sucesso com os temas Ticket To The Tropics e Love Is In Your Eyes, ambos de autoria de Peter de Wijn e grava uma canção, Everybody Needs A Little Rain com a cantora Randy Crawford.

Participou do Festival Eurovisão da Canção no ano de 1988, como representante da Holanda. Seu maior hit foi a canção No More Boleros, no qual o Gerard e o compositor Peter de Wijn versaram a famosa obra musical Bolero, clássica composição de Maurice Ravel (1875 – 1937) composta para a dançarina Ida Rubinstein, que alcançou o Top 10 em vários países da Europa e que foi regravado em vários idiomas, inclusive em português na interpretação de Sula Mazurenga (Pássaro Livre) e das Marcianas (Nosso Bolero).



4.       ETERNAL FLAME – Bangles
(B. Steinberg/T. Kelly/S. Hoffs)

Album: Everything (1988)
Novela: Que Rei Sou Eu? (Cassiano Gabus Mendes, 1989)
Tema: Princesa Juliette (Cláudia Abreu)






Suzana Hoffs (vocal e guitarra) e as amigas Viccki (guitarra e vocais) e Debby Peterson (vocias e bateria), formaram uma banda em Los Angeles em dezembro de 1980 que se chamava The Bangs.

Em 1982 se juntou ao trio Anette Zilinska (vocais e baixo) e elas viriam gravar um compacto. Devido a uma questão legal a banda foi obrigada a mudar de nome, retiraram o “The” e adicionaram as letras “Le” no fim de Bangs, no fim se tornando Bangles. Em 1983, Zilinska deixou o grupo para se dedicar a um projeto solo, com isso Michael Stelle integrou ao trio, ela que anteriormente já havia feito parte da banda de rock The Runaways.

O álbum de estréia delas All Over The Place, de 1984 rendeu boas criticas e seu videoclipe Going Down To Liverpool, ajudou a banda ganhar visibilidade, se tornando as artistas de abertura dos shows da cantora Cyndi Lauper. Isso atraiu a atenção do cantor Prince que lhes deu a canção Maniac Monday que integrou o segundo álbum de estúdio dos Bangles, Different Light, álbum este que finalmente as levou ao estrelato.

No entanto conflitos entre as integrantes da banda ocorreram depois que a mídia começou a classificar Hoffs como principal vocalista do grupo, isso em função da gravadora lançar a maior parte dos singles no qual ela cantava os vocais principais. Mas na verdade, a divisão de vozes nos álbuns do Bangles sempre foi divididas de forma igual, entre todas elas.

O álbum seguinte, Everything de 1988 produzido pelo cantor e compositor David Sigerson. Foi dele que saíram os dois singles de maior sucesso, In Your Room e Eternal Flame que viria se tornar na época o maior single de uma banda feminina de todos os tempos. Após o sucesso de Everything, as relações de trabalho entre as integrantes se derrubaram e elas foram naturalmente seguindo seus caminhos separadas pouco tempo depois.



5.       LOVER WHY – Century
(J.L Milford/P. Ives)

Album: ...And Soul It Goes (1986)
Novela: Ti ti ti (Cassiano Gabus Mendes, 1985/1986)
Tema: Gabi e Pedro (Myriam Rios e Paulo Castelli)






Century é uma banda de rock francesa formada em 1979 em Marselha. Liderada pelo cantor e compositor Jean – Louis Milford, a Century é provavelmente mais conhecida pelo single Lover Why do álbum... And Soul It Goes de 1985.

A banda era composta por Jean – Louis, Éric Traissard (guitarra), Laurent Cokelaere (baixo), Christian Porter (bateria) e contou com um segundo guitarrista, Jean Dominique Sallaberry.
As letras dos primeiros sucessos do grupo foram escritas por Paul Ives. No entanto a banda Century viria se separar em 1989 gravando ao todo apenas dois discos.




6.       I JUST WANNA HAVE YOU – Megabeat
(Mark Coelli)

Álbum: informação não encontrada
Novela: Perigosas Peruas (Carlos Lombardi, 1992)
Tema: Tema romântico geral.



Mofistas apesar de todo esforço, não consegui encontrar informações sobre a banda Megabeat e nem dos seus interpretes. No caso, tanto no site Teledramaturgia do crítico e colunista do Portal UOL, Nilson Xavier e do site do Memória Globo, a balada I Just Wanna Have You foi creditada como tema romântico geral dos personagens da trama de Carlos Lombardi.



Então é isso galera Mofista, em Agosto tem a segunda parte dessa postagem, que considero a mais caprichada desta coletânea. Desde já se vocês curtiram essa postagem, compartilhe e divulgue o Blog para todos seus amigos. E acessem os links abaixo para vocês relembrarem as outras postagens sobre os volumes anteriores do Melhor Internacional de Novelas.


 Até breve!

Agradecimento especial ao José Ono Júnior do Canal Vinilteca.

Links dos textos anteriores da série O Melhor Internacional de Novelas.

O Melhor Internacional de Novelas 1981, Parte 1
O Melhor Internacional de Novelas 1981, Parte 2
O Melhor Internacional de Novelas 1983, Parte 1
O Melhor Internacional de Novelas 1983, Parte 2


Fontes de Pesquisa:

Sites:

www.discogs.com.br
www.,egacurioso.com.br
www.billboard.com
www.teledramaturgia.com.br
www.memoriaglobo.com
paposom.blogspot.com
filomusicology.blogspot.com

Imagens:

www.memoriaglobo.com
www.discogs.com
www.mercadolivre.com
revistaamigaenovelas.blogspot.com
issotudoetv.blogspot.com

Videos:
Todos os videos foram retirados do Youtube, todos os direitos são reservados aos autores e suas respectivas gravadoras.



UMG (em nome de A&M); CMRRA, UBEM, ASCAP, PEDL, Warner Chappell e 10 associações de direitos musicais;


[Merlin] FUGA Aggregation (em nome de YAYA); SODRAC e 4 associações de direitos musicais;

Livros:

Bryan,Guilherme;Villari,Vicent. Teletema: A história da música popular através da teledramaturgia brasileira. São Paulo: Dash,2014.






Comentários