O Melhor Internacional de Novelas 1981- Lado A


#Mofista1 Uma viagem pela coletânea "O MELHOR INTERNACIONAL DE NOVELAS" (Som Livre,1981)


Quando tinha por volta dos seis ou sete anos, era praticamente uma tradição minha aos domingos, bem antes dos meus pais acordarem, colocar no famoso três-em-um da CCE as trilhas nacional e internacional de Baila Comigo ou a famosa coletânea O Melhor Internacional de Novelas, ambas de 1981.

Ficava ali sentado sozinho no sofá, apreciando o nascer do sol e ouvindo aquelas músicas que acompanharam minha saída precoce da infância. Cada vez eu curtia menos Balão Mágico, Trem da Alegria e Xuxa. Apreciava as músicas adultas das trilhas de novelas, isso muito tempo antes de me tornar um colecionador de LPs de todos os tipos.

Essa coletânea que a Som Livre lançava regularmente, ano a ano, trazia as melhores faixas de cada trilha das novelas exibidas na Rede Globo. Imagino o trabalho que era selecionar apenas 12 ou até 14 faixas para lançar o disco, sendo que as trilhas internacionais da Globo, nas décadas de 1970 e 1980, traziam as melhores músicas das paradas de sucesso.

Nestas minhas primeiras postagens, comentarei sobre três LPs dessa coletânea: os volumes 3 (1981), 4 (1983) e 7 (1992). O motivo de ter escolhido apenas esses três volumes é pelo fato de serem discos com uma seleção mais intimista, e com uma diferença de tempo de uma novela para outra de anos. Devo confessar que o disco de 1981 é o meu xodó, por tê-la ouvido tanto durante minha infância e pela seleção cuidadosa do Toninho Paladino, que conseguiu reunir 14 faixas com o melhor das trilhas da década de 1970. Como esta pesquisa ficou um pouco extensa, dividirei a postagem em duas partes. Vamos à primeira:

1. SONG FOR ANNA - HERB OHTA (Andre Popp) – Fogo Sobre Terra (Janete Clair, 1974)


Herb Ohta





Nascido em Honolulu, no Havaí, Herb Ohta aprendeu desde cedo a tocar ukulele (instrumento musical de cordas). Reconhecido mundialmente como o maior nesse estilo, ele lançou pela A&M Records, juntamente com o compositor frances André Popp, o álbum Song For Anna, em 1973, que vendeu mais de seis milhões de cópias internacionalmente.

A versão presente na trilha original de Fogo Sobre Terra foi realizada pela Orquestra Som Livre, aqui com o pseudônimo Free Sond Orchestra. A música foi tema da personagem Bárbara, interpretada pela atriz Regina Duarte. No auge do sucesso da novela, o cantor Moacyr Franco lançou um compacto com uma versão cantada da música.






2. MAMY BLUE - RICKY SHAYNE (Hubert Giraud – Phil Trim) – Bandeira Dois (Dias Gomes, 1971)




Nascido George Albert Tabett no Egito e filho de uma francesa com um libanês, Ricky Shayne fez sucesso cantando em inlgês na Alemana, durante a década de 1970. Quando tinha apenas 15 anos, ele e sua mãe se mudaram para Paris, onde Ricky estudou música por dois anos. Em 1965, mudou-se para a Itália, já usando seu nome artístico, onde obteve o primeiro sucesso. No ano seguinte, se mudou para Alemanha, lançou um único hit alemão, composto pelos ainda desconhecidos Giorgio Moroder e Michael Holm, e se tornou um grande ídolo entre os jovens alemães.

O compositor Frances Hubert Giraud escreveu a letra de Mamy Blue, que foi traduzida para vários idiomas. Ficou conhecida internacionalmente a versão cantada pelo grupo Pop Tops, com a letra traduzida em inglês por Phil Trim. Em 1970, Ricky também cantou essa versão que se tornou hit aqui no Brasil, graças à inclusão na trilha da novela Bandeira Dois.


                                       


3. LA QUESTION - FRANÇOISE HARDY (Tuca – Françoise Hardy) – Selva de Pedra (Janete Clair, 1972/1973)






A cantora e compositora francesa Françoise Hardy assinou um contrato com a gravadora Vogue em 1961. No ano seguinte, alcançou grande sucesso internacional com a canção Tous les garçons et les filles. Em 1963, participou do Festival Eurovisão da Canção, alcançando o quinto lugar e, no ano seguinte, o Festival de San Remo na Itália.

Em 1971, lançou o álbum Françoise Hardy, seu sexto de carreira, e a canção mais famosa do disco, La Question, foi o resultado da colaboração da amiga compositora e violinista brasileira Tuca (Valenzia Zagni da Silva). Aliás, a compostiroa brasileira participou da maioria das composições desse disco.

 A faixa La Question fez parte da trilha da primeira versão de Selva de Pedra e foi tema da personagem Flávia, interpretada por Sonia Braga.




4. LOST WITHOUT YOUR LOVE - BREAD (David Gates) – Duas Vidas (Janete Clair, 1976/1977)






Fundada por David Gates e Robb Dayer (os dois únicos integrantes da formação original da banda que ainda estão vivos), o Bread surgiu em 1968, em Los Angeles, na Califórnia. Também fizeram parte também do grupo James “Jimmy” Griffin (1943 – 2005), Robb Royer, o baterista Michael Botts (1944 – 2005) e o tecladista Larry Knechtel (1940 – 2009).

O primeiro single, Make It With You, alcançou o primeiro lugar da parada norte-americana da Billboard em 1970, fazendo com que o álbum Bread (1969) obtivesse inesperado sucesso. O soft rock do Bread caiu no gosto popular do público e conquistou as paradas de todo o mundo, com uma chuva de hits no começo da década de 1970: If, Everything I Own, Baby I’m a Want You, Guitar Man, Diary e Aubrey, entre outros.

Mas o choque de egos entre David Gates e Jimmy Griffin interrompeu a escalada de sucesso da banda em 1973. Eles se reencontrrariam somente três anos depois para lançar o último álbum, Lost Without Your Love (1976), muito bem recebido pelo público e pela crítica. A canção-título foi tema do personagem Victor Amadeu (Francisco Cuoco) na novela Duas Vidas.




5. I LOVED YOU - FREDDY COLE (Paul Curtis) – Dancin’Days (Gilberto Braga, 1978/1979)







Apesar do sobrenome famoso, quase ninguém sabe que Freddy Cole é irmão de ninguém menos que Nat King Cole, e tio de Natalie Cole. Ele cresceu em Chicago, junto com seus irmãos Eddie, Ike e Nat. Começou a tocar piano aos seis anos e continuou sua educação musical no Rossevelt Institute, em Chicago. Mudou-se para Nova York em 1951, onde aprimorou seus estudos e gravou diversos jingles para empresas, incluindo a Turner Classic Movies.

Em 1978, lançou o LP One More Love Song, que continha a faixa I Loved You, incluída na novela Dancin’ Days como tema do casal protagonista Julia Matos (Sonia Braga) e Cacá (Antonio Fagundes). Aproveitando o sucesso da canção, a Som Livre lançou no Brasil, sob o selo Tapecar, o LP I Loved You, que trazia algumas canções do disco One More Love Song (produzido pela Intercord nos Estados Unidos).





6. DANCE A LITTLE BIT CLOSER - CHARO (Vicent Montana Jr.) – Te Contei? (Cassiano Gabus Mendes, 1978)




Charo é o nome artistico de María Del Rosário Mercedes Laura Jennifer Pilar Molina Baeza de Rasten, cantora, atriz, comediante, bailarina e tocadora de guitarra espanhola. Foi descoberta pelo músico Xavier Cugat, com quem se casou quando tinha apenas 15 anos – ou 25, se seu ano de nascimento for 1941, conforme afirmam os documentos oficiais – e ele 66.

Durante a década de 1970, ela se tornou presença constante na TV americana, participando de séries famosas como Barco do Amor e A Ilha da Fantasia, e também de Aeroporto 80 – O Concorde (1979), último filme da série Aeroporto. Seu jeito desinibido e exuberante, com forte sotaque espanhol, conquistou o carinho e a admiração de seus fãs.

Em 1977 ela lançou seu primeiro álbum, Cuchi Cuchi, com participação da Salsoul Orchestra, que trouxe entre os hits, além da faixa-título, Dance a Little Bit Closer. O clipe, feito em Las Vegas, foi exibido no Fantástico em 1978. A música em questão acabou integrando a trilha da novela Te Contei?





7. MY LIFE - MICHAEL SULLIVAN (Richard Lee – Michael Sullivan – Mark) – O Casarão (Lauro César Minuz, 1976)



Michael Sullivan




Bem antes de compor músicas junto com seu famoso parceiro Paulo Massadas, Michael Sullivan (nome artístico de Ivaniton de Souza Lima, nascido no Recife, em 1950) começou cantando na noite e participou de vários concursos de calouros como o Varieté na Rádio do Jornal do Commercio, onde ficou em primeiro lugar, recebendo como prêmio a carteira profissional da Ordem dos Músicos do Brasil.

Iniciou sua carreira de cantor em programas como Você faz o Show, Noite de Black Tie e Bossa 2. Em 1968, compôs com Hyldon sua primeira música e foi um dos integrantes do grupo Os Nucleares. Posteiormente, integrou o grupo Os Selvagens e, depois, Renato e Seus Blue Caps, como cantor e guitarrista. Sua passagem por essa banda resultou em seis discos de ouro.

Ainda no Renato e Seus Blue Caps, iniciou carreira solo com a canção My Life, sua segunda composição, e que acabou incluída na trilha da novela O Casarão. O compacto com a faixa foi um dos mais vendidos do país, superando a marca de um milhão de cópias. A canção foi tema dos personagens Lina (Renata Sorrah) e Jarbas (Paulo José).






Bem queridos esse foi apenas o Lado A,o lado B promete fortíssimas emoções e curiosidades. Então em breve trago as sete faixas restantes que fizeram sucesso nesse LP maravilhoso.



Lado A do disco. Seleção de Respeito!


Até mais!

Comentários

  1. No meu caso eu gostava de ouvir o "Explosão Mundial" de 1972 q tinha a versão de Mamy Blue q vc falou. Aliás algumas versões eram até superiores às originais. Como por ex a faixa "Rain". Era d uma banda Inglesa e foi regravada por Pop Tops. Se ñ me engano.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Tião, está ótimo.Posso dar uma sugestão?Faça um texto sobre músicas temas de personagens que se misturaram com a história do Brasil.Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi, amigo Sebastião! Parabéns pelo blog. Desejo muito sucesso para você.
    Adorei o post. Como nunca escutei esta linda canção "Lost Without Your Love"? Acabei de pesquisar aqui e adorei demais.
    Meu sonho é assistir a novela "Duas Vidas".
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Tião. Está ficando bem legal o blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário