O Melhor Internacional de Novelas de 1983, o Lado B.

#Mofista9: Uma viagem pelo Lado B do LP "O Melhor Internacional de Novelas" de 1983.


Fim do mistério. Aonde foi parar a canção da trilha de Água Viva nesse LP?

Boa noite amigos mofistas.

Depois de semanas de espera, e eu acredito que tenha valido muito a pena trago para todos vocês o Lado B do disco, O Melhor Internacional de Novelas do ano de 1983.

E podem ter certeza, essa espera vai compensar todos os amantes de boa música, isto porque Sérgio Motta, responsável por essa seleção caprichou em ambos lados do LP, e essa segunda parte prevaleceu ainda mais as baladas românticas, ou seja um repertório para se dançar juntinho, de rostinho colado com seu amor.

Como anteriormente dito trago uma pequena ficha técnica do artista, de qual disco a canção foi tirada, para qual personagem e novela ela foi selecionada e claro o videoclipe da canção para você ter o privilégio de ouvir a faixa descrita.  Aqui neste caso deixei de fora a canção LOST WHITOUT YOUR LOVE, do grupo Bread que nesse disco é a sexta faixa e fez parte da novela Duas Vidas pois ela já apareceu anteriormente na coletânea do ano de 1981 e que já fiz um review dela aqui no Blog.

Sem mais delongas aumente o som e embarque novamente nessa agradável viagem musical direto ao túnel do tempo.

 1.     I NEVER CRY – ALICE COOPER (Alice Cooper/Dick Wagner) – Duas Vidas (Janete Clair, 1976/1977)







        Alice Cooper é o nome artístico de Vicent Damon Furnier, cantor, compositor e ator nascido em Detroit no ano de 1948. Ele ficou mundialmente conhecido nos anos 70 pelos seus shows de rock inovadores, com letras obscenas e obscuras e que junto com seu visual gótico o transformaram em um ícone do rock e fonte de inspiração para artistas de todos os estilos.


        Alice Cooper era o nome de uma banda formada em 1964 pelo próprio Vicent e seus amigos Glen Busco, Dennis Dunaway, John Speer e John Tatum para participar num show de calouros dublando musicas dos Beatles. Logo decidiram criar suas próprias composições tendo Vicent no vocal, Glen e Tatum na guitarra, Dennis no baixo e John Speer na bateria. Foi nessa época que Vicent adotou o pseudônimo Alice Cooper, apesar dele nunca ter explicado se há algum significado por trás dele, passando a usar tanto para fins comerciais como também em sua vida particular registrando em cartório alguns anos depois.

        A banda Alice Cooper lançou sete álbuns, no entanto quando o grupo se desfez em 1973, Alice decidiu seguir carreira solo, com uma nova banda de apoio e seu disco de estréia Welcome To My Nightmare de 1975 se tornou um grande sucesso e um clássico do gênero.

        Com problemas de alcoolismo que afetavam suas apresentações, Alice chegou a se internar numa clinica de reabilitação por várias vezes. Nesse período ele conseguiu ficar sóbrio para trabalhar no seu novo álbum Alice Cooper: Goes To Hell ,lançado em 1976, que trouxe entre várias canções a balada I Never Cry, que apesar de ser lenta e romântica, ela falava sobre sua experiência com o álcool. A canção foi escolhida para abrir o disco da novela Duas Vidas e chegou ao décimo segundo lugar da Billboard Hot 100 em janeiro de 1977.







2WHITOUT YOUR LOVE – ROGER DALTREY (Billy Nicholls) – Baila Comigo  (Manoel Carlos, 1981)







        Roger Harry Daltrey (Londres, 1944) é um cantor de rock, fundador e vocalista do The Who, além de ter obtido grande êxito como artista solo, e como ator de diversos filmes, peças de teatro e séries para televisão.

        Daltrey nasceu na mesma vizinhança onde surgiriam seus colegas de banda Pete Thounshend e John Entwistle. Apesar de Daltrey demonstrar um futuro acadêmico promissor na escola, ficando entre os primeiros de sua classe nos exames, acabou sendo expulso do colégio, se tornando metalúrgico durante o dia e se apresentando durante a noite com sua banda, The Detours em casamentos, pubs e clubes noturnos. Em 1964 Daltrey decidiu na escolha de um novo nome para o grupo que tinha ele nos vocais, Pete na guitarra, Entwistle no baixo, Doug Sandom na bateria.
Foi o colega de quarto de Townshend Richard Barnes que sugeriu o nome The Who.

        Embora considerasse o The Who sua principal ambição, Daltrey chegou a lançar oito álbuns solo na carreira que ele definia como apenas um passatempo. Seu primeiro disco solo foi lançado em 1973. Outro lançamento de impacto foi o LP McVicar de 1980, que era a trilha sonora do filmes de mesmo nome que contava a história de um assaltante a bancos John McVicar condenado a prisão e que no fim se torna um escritor. Além de atuar no filme como o protagonista da história, ele compôs as canções que trazia participação de todos os integrantes do The Who.

        A canção Whitout Your Love que foi tema da professora de dança Joana Lobato (Betty Faria) na novela Baila Comigo, trama de estréia solo do autor Manoel Carlos na Globo, acabou se tornando o maior single de toda carreira de Roger Daltrey.


3. FOLLOW YOU, FOLLOW ME – GENESIS (Mike Rutheford – Phill Collins – Tony Banks) – Dancin’Days (Gilberto Braga, 1978/1979)







        O grupo Genesis é uma banda britânica de rock progressivo formada em 1967, quando seus fundadores Anthony Phillips, Peter Gabriel, Mike Rutheford e Tony Banks ainda estudavam na Charterhouse School. O grupo alcançou enorme sucesso entre as décadas de 70 e 80 e começo dos anos 90 com aproximadamente 130 milhões de álbuns vendidos em todo mundo. Considerada uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos.

        O Genesis possui duas fases musicais bem distintas entre si. A primeira fase trazia estruturas musicais mais elaboradas e complexas, com apresentações teatrais que a tornariam uma das bandas mais reverenciadas do rock progressivo na década de 70. É justamente nesse período que a presença marcante de Peter Gabriel, líder e vocalista do grupo nesse momento é um dos fatores de sucesso deles. Com uma presença de palco extravagante, numerosas mudanças de vestuário e histórias surreais contadas como introdução para cada música, fizeram do Genesis a banda mais falada no principio dos anos 70.

        Quando Peter deixa a banda em 1975, Phill Collins foi escolhido para assumir os vocais da banda, mudando a forma da banda de um quinteto para um quarteto. Para surpresa de todos Collins provou ser o vocalista ideal para banda, uma vez que muitos achavam que a banda cairia na miséria sem Peter Gabriel. É aí que nasce a segunda fase do grupo. Em 1977 a saída do guitarrista Steve Hackett refletiu no título do novo álbum de estúdio dos Genesis: And The There Were Three. Com esse disco o então quarteto se tornou um trio, além dos seus integrantes apostarem em canções mais curtas e com maior aceitação para ser executadas nas rádios.

        Deste disco foi selecionada Follow You, Follow Me, canção representativa da transição da banda rumo a musica pop e que foi incluída na novela Dancin’Days sendo tema da personagem Inês (Sura Bereditchevisky).



 4.   SWAYING TO THE MUSIC (SLOW DANCIN) – JOHNNY RIVERS (Jack Tempchin) – Sem Lenço, Sem Documento (Mário Prata, 1977/1978)







            John Henry Ramistella mais conhecido como Johnny Rivers nasceu em Nova Iorque no ano de 1947. Ele é cantor, compositor, produtor e guitarrista de rock’n’roll. Fez sucesso durante os anos 60 e 70 emplacando nove canções no Top 10 da Billboard Hot 100 entre 1964 e 1977, chegando a vender cerca de 30 milhões de discos ao longo de sua carreira musical.

          Johnny começou a tocar guitarra aos oito anos de idade. Formou sua própria banda, The Spades, ainda quando estudava e fez sua primeira gravação quando tinha 14 anos. No começo dos anos 60 ele faz seu primeiro show intitulado Whiskey a Go Go em Los Angeles. O repertório foi tão bem aceito pelo público que no ano seguinte muda de gravadora e grava seu primeiro disco: Johnny Rivers Live At The Wiskey a Go Go, entrando no ranking dos discos mais vendidos de 1967.
    
        Entre seus maiores hits nessa década estão às canções Secret Agent Man, Baby I Need Your Lovin’, Do You Wanna Dance, entre outros. Porém na década seguinte, apesar da boa aceitação da crítica seu público já não era mais o mesmo de antes. Seu último grande sucesso da sua carreira é a canção Swaying To The Music (Slow Dancin) do seu disco Outside Help de 1977. A canção composta por Jack Tempchin era a quarta regravação, conseqüentemente a de maior sucesso, as anteriores foram gravadas pelo conjunto Funky Kings em 1976 no qual Tempchin era um dos integrantes e pela atriz e cantora Olivia Newton – John para seu disco Making a Good Thing Better de 1977.

        A balada romântica foi tema da personagem Berta (Ana Helena Berenger) na obscura novela das sete Sem Lenço, Sem Documento.


 5. SELF PITY MARGRIET ESHUIJS  (Magriet Eshuijs) – Te Contei? (Cassiano Gabus Mendes, 1978)






        Self Pity é uma canção romântica que fez muito sucesso no Brasil graças sua incursão na trilha da novela Te Contei?, do ano de 1978. No entanto ela é creditada a banda de rock holandês Lucifer, mas na verdade a musica é interpretada pela cantora Magriet Eshuijs que a compôs para seu álbum solo no ano de 1976.

       Nascida em outubro de 1952 nos Países Baixos, Margriet cresceu literalmente no meio musical, seus pais tinham uma loja de instrumentos musicais e uma escola de musica. Aprendeu a tocar vários instrumentos como acordeom e violão. Ingressou na faculdade para estudar inglês e seu idioma natal, mas logo abandonou os estudos para dedicar-se à carreira de cantora.

       Somente em 1973 ela veio a cantar numa banda, a Lucifer junto com um trio masculino do qual faziam parte o baterista Henry Hisman, o baixista Dick Buijsman e o cantor e percussionista Julio Wilson. Inicialmente a banda se apresentava em clubes noturnos da Alemanha e em navios até que foram descobertos por agentes da gravadora EMI que fez do hit Open Book um sucesso mundial, embora na Holanda ainda fossem desconhecidos.

    O conjunto lançou seu primeiro LP em 1975, House For Sale, mas sem nenhum resultado, até que após ganhar um concurso na televisão inglesa e em Londres, vencendo de um mágico e de um comediante, levaram o grupo a emplacar vários singles nas rádios e ampliando lentamente seu publico. Em 1976 ela se lança na carreira solo, mas como a carreira musical não dá o sustento necessário, Margriet passa a dar aulas em um conservatório, cantou na Orquestra Metropolitana, participou de comerciais e vários programas de radio e TV dos Países Baixos no período de 1977 a 1985. Self Pity foi tema da personagem Ana Paula (Maria Della Costa).


7. GOODBYE YELLOW BRICK ROAD – ELTON JOHN (Elton John – Bernie Taupin) Supermanoela (Walther Negrão, 1973/1974)





    Reginald Kenneth Dwight, ou Sir Elton Hercules John ou simplesmente Elton John nasceu em Londres em 1947. Pianista, compositor, cantor e produtor britânico que vendeu mais de 300 milhões de discos, tornando – o um dos músicos de maior sucesso no mundo com mais de cinqüenta sucessos no Top 40, além de 85 singles na Billboard Top 40 sendo que durante 31 anos consecutivos (1970 – 2000), teve ao menos uma canção na Billboard Hot 100. Tem o letrista Bernie Taupin como parceiro de composições desde 1967, com mais de quarenta álbuns produzidos juntos.

    Aprendeu a tocar piano muito cedo e em 1962 formou uma banda de blues chamada Bluesology. Conheceu Bernie Taupin em 1967, depois de ambos responderem a um anuncio para compositores. Por dois anos, produziram canções para outros artistas, John ainda trabalhou como musico de estúdio para artistas como The Holies e The Scarffold. Em 1969, lançou seu álbum de estréia, Empty Sky que trazia a canção Skyline Pigeon que fez parte da novela Carinhoso (Globo, 1973). No ano seguinte lançou o single Your Song, do seu segundo disco Elton John, alcançando o top dez no Reino Unido e dos Estados unidos com grande sucesso.

    Em 1972 outro sucesso, Crocodille Rock, depois Rocket Man, ambas temas de novela da Rede Globo (Uma Rosa com Amor e O Bofe) que fizeram parte do terceiro e quarto álbuns de carreira  do artista respectivamente.

    A canção que foi selecionada para servir de tema da novela Supermanoela, Goodbye Yellow Brick Road, fazia parte do seu sétimo álbum de estúdio lançado em 1973 de mesmo nome. Alias o disco está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock na Roll Hall of Fame. 

    A revista Rolling Stone americana o colocou no 91ª posição da lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone. Além do disco atingir o primeiro lugar da Billboard em 1973, a canção de mesmo nome ocupou o segundo lugar da Billboard Pop Singles, além do sétimo lugar da Billboard Adult Contemporany no mesmo ano e é considerada pela maior parte dos críticos sua melhor canção, onde o cantor narrador se despede da vida decepcionante da cidade e volta para o campo na estrada de tijolos amarelos.


    No entanto o maior mistério do disco ficou por conta da sua capa, para os mais atentos o layout mostra fotos das capas das trilhas que foram usadas para compor essa coletanea, mas não existe nenhuma canção do disco da novela Água Viva e para completar deixaram de fora a capa da trilha Supermanoela que tem uma canção neste LP.

     Apesar de que repetição de faixas como ocorreu com a musica do grupo Bread seria algo frequente e muito com os outros volumes dessa coletânea.. Ou pode ter sido uma falha na escolha das faixas que deixou a musica da novela de Gilberto Braga de fora desse LP ou simplesmente um erro de diagramação na hora de confeccionar a capa, tirem suas próprias conclusões.


Capa mentirosa, tá faltando a foto da trilha da novela Supermanoela e não tem música nenhuma da novela Água Viva. Não sei como os LP's não foram devolvidos...


    Mas esse erro viria ser reparado na coletânea de volume 5 do ano de 1984. Quem sabe,se houver alguma manifestação de vocês leitores nos comentários ou nas redes sociais eu não faça o review deste disco? 


Capa estilosa do volume 5 da coletânea. Só não sei de qual novela essa imagem fez parte. Alguém se arrisca a dizer um palpite?





Fontes de Pesquisa:

Sites:

www.discogs.com.br
www.antena1.com.br
www.billboard.com
www.teledramaturgia.com.br
www.memoriaglobo.com
porcosdoninhaseelefantes.blogspot.com

Imagens

revistaamigaenovelas.blogspot.com
www.memoriaglobo.com
issotudoetv.blogspot.com

Livros:

Bryan,Guilherme;Villari,Vicent. Teletema: A história da música popular através da teledramaturgia brasileira. São Paulo: Dash,2014.



















Comentários