MOFISTA 2 ANOS: ESPECIAL GERALDO VIETRI (PARTE 3)

Para ler a primeira e segunda parte da vida e obra do autor e diretor Geraldo Vietri, clique aqui e aqui.




A Fase Manchete: Santa Marta Fabril, Antônio Maria (o remake), Na Rede de Intrigas e O Fantasma da Ópera (1984 - 1991)

Já acreditando que seu espaço na TV estava com os dias contados, Vietri, a convite de  Maurício Sherman, foi trabalhar na então novata Manchete. A emissora estava começando a investir em dramaturgia e já tinha escrito com sucesso minisséries como A Marquesa de Santos e Viver a Vida.




Adaptou um livro de Abílio Pereira de Almeida, Santa Marta Fabril, que exibida entre novembro e dezembro de 1984. O tema principal era a classe alta de São Paulo, e para isso a emissora de Adolpho Bloch não poupou investimentos para a produção, alugando até uma fábrica de tecidos localizada em Bangu e tendo seus funcionários como figurantes.






A segunda empreitada de Vietri na emissora foi um remake do seu grande sucesso da Tupi, Antônio Maria, numa parceria da Manchete com a Radio e Televisão Portuguesa (RTP), em 1986.









Para evitar comparações com Sérgio Cardoso, vieram de Portugal os atores Sindi Felipe e Eugenia Mello e Castro. Com gravações em Portugal, a novela infelizmente não repetiu o sucesso da versão. Após essa experiência, Vietri retornou à Manchete em junho de 1991 com a minissérie Na Rede de Intrigas, que contava a história de um milagreiro numa aldeia de pescadores, incentivado por sua irmã a usar seus dons paranormais para fazer o bem. Mas como ele é ambicioso, passa a usar suas premonições para conquistar poder e mulheres.






Em julho, um novo remake de Floradas na Serra, que havia sido escrita e dirigida por ele na TV Cultura em 1981. Seu último texto foi O Fantasma da Ópera, adaptação do clássico de Gaston Leroux, escrita por Paulo Afonso de Lima e dirigida por Deo Rangel. Apesar de ter sido uma produção sem repercussão, a minissérie promoveu o reencontro de Cláudio Marzo com o Vietri, uma das suas descobertas nos primeiros anos da Tupi e com quem trabalhou por um curto período na Globo, em 1980. Encerrada essa fase, o diretor já demonstrava cansaço e o inevitável canto do cisne já estava se aproximando.














Última fase: TV Católica, minisséries bíblicas (1994)

Com a saúde bastante debilitada, ele que ao longo dos anos já havia passado por vários problemas de saúde, desde bronquite que se transformou em enfisema pulmonar, a fortes dores nas costas o que acarretou num grave problema de coluna obrigaram o nosso já frágil herói a trabalhar dentro de seu apartamento. Sempre foi um homem ativo, que vivia coordenando seus textos para que tudo saísse na mais perfeita ordem, tinha que encarar a nova realidade. Nesse momento ele contou com a ajuda de Dárcio Della Monica, seu assistente com quem trabalhava fazia 20 anos.

Com o surgimento do primeiro canal católico brasileiro, a Associação do Senhor Jesus de Campinas. Foram eles que convidaram o autor para escrever minisséries bíblicas, foi assim que escreveu A Verdadeira História de Papai Noel, A Irmã Catarina e Antônio dos Milagres, esta última que tratava do misticismo e das crenças em Santo Antônio e marcou a estreia de um jovem Eriberto Leão. Todas elas foram exibidas pela Rede CNT.







Após essa empreitada, nosso herói deixou este plano no dia 1º de agosto de 1996, aos 68 anos. Vietri contribuiu com um grande legado para a TV, os palcos e o cinema. Foi, ao lado de Cassiano Gabus Mendes, um dos grandes workaholics, antes mesmo deste termo se tornar comum hoje em dia. Vietri é de uma geração que aprendeu a fabricar sonhos quando tudo estava apenas começando, diferente dos demais que tiveram o começo no rádio e que posteriormente se adaptaram com o surgimento da TV, com Geraldo aconteceu o contrário. Sem noção nenhuma, mas com força de vontade aprendeu a criar um estilo próprio de direção, de comandar o espetáculo e de escrever como ninguém, tanto que ele é fonte de inspiração para autores como Sílvio de Abreu. 





Geraldo não apenas deixou uma marca expressiva na televisão, ele foi um dos pais da transformação do gênero que hoje todos assistem nas plataformas de streaming ou no sagrado horário nobre da telinha. É muito bom poder reverenciar esse grande homem e saber que se hoje muitos desejam um espaço nessa máquina de fazer doido, é porque homens como Vietri abriram espaço para que futuras gerações pudessem sonhar como o Antônio, o Nino, a Vitória, o João Brasileiro, o Judas...


Curiosidades:

Entre os anos de 1987 e 1988 Geraldo Vietri residindo no exterior, mais precisamente em Buenos Aires e Miami foi contratado pelo produtor Manuel Iglesias para escrever e dirigir uma novela que fosse protagonizada pela dupla Pimpinela.



Formada pelos irmãos argentinos Lucía e Joaquín Galán, a dupla estava no auge do sucesso quando protagonizaram a novela "El Duende Azul", no entanto eles não tinham nenhuma experiência dentro do gênero. Para ajudar eles Vietri bolou uma trama simples, onde a partir de um naufrágio os irmãos se perdem e vão parar em lugares diferentes, o que os une é uma correntinha com um duende azul no pescoço. Anos depois ele vive numa ilha e ela na capital, ambos com talentos musical.

A trama que teve 90 capítulos foi toda grava em externas em Buenos Aires e em Miami e chegou a ser exibida aqui no Brasil pela Rede Bandeirantes em 1989 no horário vespertino com o título Desencontro.







Em 1989 Vietri foi contratado pelo então candidato à presidência Paulo Maluf a fazer uma "novela" dentro do seu programa no horário político abordando um problema do brasileiro, sempre em tom de comédia e com duração de cinco minutos. Ainda vale ressaltar que entre a gravação dessas novelas, ele teve tempo de escrever alguns episódios para o programa Tele Tema da Rede Globo, como os episódios Iaiá Garcia, baseado no romance de Machado de Assis e Os Descasados.













E na próxima sexta o cinema de Geraldo Vietri e a visão do jornalista Wes Vieirah sobre o filme Adultério por Amor com Selma Egrei e Ewerton de Castro.


Fontes de pesquisa:

Livro:
Geraldo Vietri : Disciplina é Liberdade. Vilmar Ledesma, Imprensa Oficial, São Paulo, 2010.

Sites:
www.teledramaturgia.com
http://memoria.bn.br/
blogrevistaamigaenovelas.blogspot.com

Imagens:
http://memoria.bn.br/
youtube.com







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