O BRASIL E O MUNDO NA ÉPOCA DE "O SALVADOR DA PÁTRIA" (1989).




     Exibida entre 9 de janeiro a 12 de agosto de 1989, “O Salvador da Pátria” teve a incumbência de substituir “Vale Tudo” no horário das oito e manter os altos índices de sua antecessora. Meta esta, que foi cumprida com grande competência pelos autores Lauro César Muniz, Alcides Nogueira e Ana Maria Moretzsohn.






  A trama principal da novela trata sobre o boia-fria Sassá Mutema, que é envolvido numa trama de assassinato. Ele acaba condenado pela morte de sua mulher, Marlene (Tassia Camargo), e seu amante, o radialista Juca Pirama (Luiz Gustavo). A premissa já havia sido apresentada em outras duas oportunidades: a primeira em 1974, no Caso Especial intitulado “O Crime do Zé Bigorna”, e no filme de mesmo nome dirigido por Anselmo Duarte em 1977. Em ambas ocasiões, bem como na novela, coube a Lima Duarte interpretar o protagonista. 

        Segundo o Dicionário da TV Globo (Programas de Dramaturgia e Entretenimento, Jorge Zahar Editor, 2003), no projeto inicial da trama, Sassá Mutema iria assumir a Presidência da República, no entanto por motivo das eleições presidenciais, o autor teve que alterar os rumos do protagonista, uma vez que vários grupos políticos enxergavam na figura de Sassá o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) Luís Inácio Lula da Silva. Por este motivo Lauro César Muniz reduziu o enfoque político da sua trama e desenvolveu a história da rede de narcotráfico que se encontrava inserido no enredo.









        Reapresentada na faixa Vale a Pena Ver de Novo de 27 de abril a 28 de agosto de 1998, em apenas 88 capítulos, a novela está sendo apresentada na íntegra pelo Canal Viva desde 12 de abril de 2021.

  Assim como aconteceu nas retrospectivas apresentadas aqui no blog, como a de “Baila Comigo” (1981), “Selva de Pedra” (1986), “Vale Tudo” (1988) e “Mulheres Apaixonadas” (2003), convido o leitor a viajar pelos principais fatos do Brasil e do mundo no ano de 1989 na famosa Retrô que só o Mofista faz. Então como sempre, apertem os cintos, coloque os fones de ouvido e façam uma boa viagem!

BRASIL


  José Sarney de Araújo Costa era o Presidente da República, cargo que ocupou entre os dias 15 de março de 1985 e 15 de março de 1990.

  O salário mínimo daquele ano passou por diversas variações. Em janeiro, por exemplo, valia NCz$ 63,90 – devido ao Decreto nº 97385 (Decreto que reajustava o valor do piso Nacional de Salários). No mês de maio outra variação pelo Decreto nº 97696, passou a valer NCz$ 81,40 e no mês de junho a partir da Lei nº 7789 (Deixa de existir o salário mínimo de referência e o piso nacional de salário, vigorando apenas o salário mínimo) chegou a valer NCz$ 120,00. Essas alterações de valores fizeram parte da reforma monetária promovida pelo Plano Verão, instituído pelo ministro Maílson da Nóbrega. Com isso o Cruzado foi substituído pelo Cruzado Novo a partir de 16 de janeiro daquele ano.




       O município de Palmas, teve sua pedra fundamental lançada no dia 20 de maio, logo após a criação do estado do Tocantins, por meio da Constituição de 1988. A cidade foi criada entre a serra do Lajeado e o rio Tocantins e foi considerada a última cidade do século XX completamente planejada para ser capital. Palmas é caracterizada por ter a melhor qualidade de vida entre as capitais e municípios do norte brasileiro. 




  O Memorial da América Latina foi inaugurado no dia 18 de março. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer com o conceito do antropólogo Darcy Ribeiro, o museu possui um acervo permanente de obras de arte. Conta ainda com um centro de documentos de arte latino américa, além de uma biblioteca com 30 mil volumes, além de uma seção de música e imagens.



  O Boeing da Varig 737 com seis tripulantes e 48 passageiros a bordo, caiu na Floresta Amazônica, próximo a São José do Xingu, na Serra do Cachimbo, vitimando 13 pessoas no dia 3 de setembro. O piloto ao perceber que estava com pouco combustível tentou pousar perto de uma queimada, aproveitando a iluminação do fogo no ar, mas ao perceber que não conseguiria levar o voo até lá, ele reduz a velocidade da aeronave e desliga de uma vez as turbinas, fazendo com que o avião caísse com a barriga no chão e se arrastando pela mata e perdendo uma de suas asas. Como estava sem combustível o avião não incendeia e nem explode.







        No dia 15 de novembro daquele ano deu-se o início das primeiras eleições diretas para Presidência da República desde 1960. Foi a primeira eleição presidencial do país após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Foram 22 candidatos ao cargo de presidente e vice concorrendo nesta eleição. Os principais candidatos foram Fernando Collor de Mello (PRN), Luís Inácio Lula Da Silva (PT), Leonel Brizola (PDT), Mário Covas (PSDB) e Paulo Maluf (PDS).




  No primeiro turno ocorrido no dia 15 de novembro, definiu que Fernando Collor e Luís Inácio Lula da Silva passariam para o segundo turno. As eleições que definiram o candidato liberal Fernando Collor de Mello como novo Presidente do Brasil aconteceram no dia 17 de dezembro.


  Falando em eleições, o apresentador e dono do SBT, Silvio Santos chegou a se candidatar pelo partido Municipalista Brasileiro onde por alguns dias chegou a liderar as pesquisas de intenções de voto, no entanto para que sua campanha fosse viabilizada, o candidato Armando Corrêa teve que renunciar a favor do Homem do Baú a poucos dias das eleições. Para isso os eleitores teriam que votar no nome de Corrêa para que Silvio fosse eleito. O TSE julgou inúmeros pedidos de impugnação impetrados por partidos adversários e por sete votos a zero a candidatura de Silvio Santos foi barrada. 




    O empresário Abílio Diniz foi sequestrado no bairro Jardim Europa em São Paulo em 11 de dezembro. Ele ficou em um cativeiro localizado no bairro do Jabaquara, na época, dez sequestradores de vários países sul-americanos foram presos. 







MUNDO

    George Herbert Walker Bush tomou posse como 41º Presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro. 




    Entre os dias 3 e 4 de junho ocorreu o Massacre da Praça da Paz Celestial, onde centenas de pessoas foram mortas nas ruas de Pequim – de trabalhadores que simplesmente estavam andando pela rua a estudantes que protestavam no centro da capital. Uma das imagens mais marcantes é de um jovem usando uma camisa branca que se posicionou na frente de um tanque. O rapaz chegou a subir sobre a máquina e após a troca de algumas palavras com o militar, ele foi retirado dali por outros colegas manifestantes. A sua identidade e seu paradeiro permanecem desconhecidos até hoje. 







  Falece em 3 de junho o líder espiritual e politico da Revolução Iraniana, Ruhollah Musavi Khomeini, popularmente conhecido como Aiatolá Khomeini, após ficar internado por onze dias num hospital. 




    Um dos momentos mais importantes da história aconteceria em 9 de novembro: A queda do Muro de Berlim que marcou o fim da Cortina de Ferro e do comunismo na Europa Oriental e Ocidental. Essa queda da fronteira interna da Alemanha ocorre tempos depois. Com isso o final da Guerra Fria foi declarado na Cúpula de Malta três semanas depois e a reunificação da Alemanha ocorreria em outubro do ano seguinte.









CARNAVAL

  Os desfiles de Escola de Samba ocorreram nos dias 5 e 6 de fevereiro. A Imperatriz Leopoldinense se consagraria a campeã do carnaval daquele ano. Com um desfile tecnicamente impecável e perfeito que teve a assinatura do carnavalesco Max Lopes e que contou com o samba enredo “Liberdade! Liberdade! Abre As Asas Sobre Nós, composto por Niltinho Tristeza, Preto Joia, Vicentinho e Jurandir, numa homenagem aos cem anos da República do Brasil, é considerado um dos melhores sambas da história do carnaval carioca. O vice campeonato ficou com a Beija – Flor de Nilópolis que apresentou o histórico desfile “Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia”, criado por Joãosinho Trinta. O samba enredo foi composto por Betinho, Glyvaldo, Zé Maria e Osmar e foi interpretado por Neguinho da Beija – Flor. 




            Porém a maior polêmica do carnaval daquele ano ficou por conta do "Cristo Mendigo", a alegoria da Beija - Flor de Nilópolis que trazia a imagem do Cristo Redentor em farrapos teve sua exposição pública decretada pelo juiz Carlos Davidson de Meneses Ferrari da 15ª Vara Cível do Rio de Janeiro, a pedido da Cúria Metropolitana. A decisão que chegou no barracão da Escola no sábado de antevéspera do desfile chocou a todos, principalmente o carnavalesco Joãosinho Trinta. Em matéria do RJ TV (assista o vídeo abaixo), Joãosinho demonstra toda sua indignação com a proibição e disse que iria descumprir a ordem judicial levando a alegoria pro Sambódromo.







  Em São Paulo foram as escolas Camisa Verde e Branco a campeã e a Unidos do Peruche, vice campeã do carnaval paulista que aconteceu no dia 4 de fevereiro.





ESPORTES

        O Vasco da Gama foi o campeão do Brasileirão de 1989 vencendo o time do São Paulo Futebol Clube pelo placar de 1 a 0 e conquistando o seu segundo título nacional.



  O Botafogo quebrou um jejum de 21 anos e se tornou o campeão Carioca vencendo o Flamengo no estádio de Maracanã com placar de 1 a 0.


  O Paulistão teve como o campeão o São Paulo Futebol Clube vencendo o time do interior paulista, o São José no jogo de ida (1 - 0) e empatando no jogo de volta (0 – 0), ambos jogados no estádio do Morumbi. 



  Na Fórmula 1 o francês Alain Prost, da McLaren foi o campeão e o brasileiro Ayrton Senna foi o vice campeão da temporada. O piloto brasileiro chegou subir ao pódio 6 vezes. 




AS 10 MÚSICAS MAIS TOCADAS NAS RÁDIOS DE 1989

1 – Bem que se quis – Marisa Monte




2 – Deus Te Proteja – Wando 




3 – Entre Tapas e Beijos – Leandro & Leonardo




4 – Don’t Wanna Lose You – Gloria Estefan




5 – Straight Up – Paula Abdull




6 – Adelaide – Inimigos do Rei




7 – Nuvem de Lágrimas – Chitãozinho & Xororó




8 – When I See You Smile – Bad English




9 – Adocica – Beto Barbosa




10 – Eternal Flame – The Bangles





CINEMA

1 – Conduzindo Miss Daisy




2 – Batman 




3 – Tango e Cash: Os Vingadores




4 – Meus Vizinhos são um Terror




5 – Nascido em 4 de Julho




6 – 007 Permissão para Matar




7 – Ata – me!




8 – Sexta – Feira 13 Parte 8: Jason ataca Nova York




9 – Indiana Jones e a Última Cruzada




10 – Faça a Coisa Certa




OSCAR 1989


Melhor Filme: “Rain Man”




Melhor Diretor: Barry Levinson por “Rain Man”




Melhor ator: Dustin Hoffman por “Rain Man”




Melhor atriz: Jodie Foster por “Acusados”




Melhor ator coadjuvante: Kevin Kline por “Um Peixe chamado Wanda”




Melhor atriz coadjuvante: Geena Davis por “O Turista Acidental”






CARROS MAIS VENDIDOS

1º Volkswagen Gol – 107.101




2º Chevrolet Monza – 73.707




3º Ford Escort – 61.406




4º Fiat Uno – 42.563




5º Chevrolet Chevette – 32.835




NOVELAS


       “O Salvador da Pátria” sucedeu “Vale Tudo” de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères que terminou em 6 de janeiro. A história de Lauro César Muniz ficou no ar até 11 de agosto, totalizando 185 capítulos, e foi substituída por “Tieta”, adaptação de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn do romance de Jorge Amado que estreou no dia 14 deste mesmo mês. 




No horário das sete, a comédia “Bebê a Bordo”, escrita por Carlos Lombardi, encerraria sua trajetória em 10 de fevereiro. Cassiano Gabus Mendes, o “Rei das comédias das sete” voltaria a ocupar o horário com “Que Rei Sou Eu?”, sátira que abordava os problemas sociais do Reino de Avilan, um microcosmo do Brasil daquele período, um grande sucesso de público e crítica estreia em 13 de fevereiro e termina em 15 de setembro. Sua substituta “Top Model”, novela de Antônio Calmon e Walther Negrão inicia em 18 de setembro.




  Às seis “Vida Nova” escrita por Benedito Ruy Barbosa chegaria ao fim em 5 de maio. A quase esquecida “Pacto de Sangue”, novela de Regina Braga com colaboração de Sérgio Marques, foi exibida como parte das comemorações do centenário da proclamação da República. Ficou ao ar de 8 de maio até 23 de setembro, totalizando 119 capítulos. Sua sucessora foi “O Sexo dos Anjos”, escrita por Ivani Ribeiro, remake de outra trama da autora chamada “O Terceiro Pecado” exibida pela TV Excelsior em 1968. Estreou em 25 de setembro.




    Na Rede Manchete “Olho por Olho” de José Louzeiro e Wilson Aguiar Filho terminava em 6 de janeiro. A trama que abordava a marginalidade carioca foi substituída por “Kananga do Japão”, novela de Wilson Aguiar Filho com a colaboração de Leila Miccolis. A trama é centralizada no Grêmio Recreativo Familiar Kananga do Japão, que existiu no Rio de Janeiro, criada em 1914 e teve seu funcionamento até 1929, na área do cais do porto. Protagonizado por Christiane Torloni e Raul Gazola a novela estreou em 19 de julho.







  No SBT, Walcyr Carrasco escrevia sua primeira novela, “Cortina de Vidro”, uma produção da produtora de Guga de Oliveira (irmão de José Bonifácio de Oliveira, o Boni) e que fazia referência ao edifício Dacon, em São Paulo, na esquina das avenidas Faria Lima e Cidade Jardim. Estreou em 23 de outubro.






VALE A PENA VER DE NOVO

    Três novelas foram reprisadas na faixa durante o ano: “Gabriela” (1975), escrita por Walter George Durst foi a única novela do extinto horário das dez a ser exibida na faixa. A referida obra teve seu último capítulo exibido em 24 de fevereiro. Foi sucedida por “A Gata Comeu” (1985), novela de Ivani Ribeiro que ficou no ar de 27 de fevereiro a 28 de julho, e, por sua vez foi substituída por “Brega e Chique” (1987), outro sucesso de Cassiano Gabus Mendes que estreou na faixa a partir de 31 de julho.







MINISSÉRIES

    “Sampa” texto de Gianfrancesco Guarnieri exibido pela Globo de 26 a 29 de setembro. A trama acompanha Amadeu (Cassio Gabus Mendes), um arquiteto que entra em crise após o desaparecimento de sua mulher Luiza (Mika Lins). A história se desenvolve a partir das hipóteses levantadas por Amadeu para explicar o sumiço de sua esposa.


    “República” texto de Wilson Aguiar Filho transmitido entre 14 a 17 de novembro foi escrito em face da comemoração da proclamação da República, abordando suas principais causas, desde a Abolição, até o centralismo econômico administrativo do governo imperial, culminando com a rebelião militar envolvendo federalistas, senhores de escravos e republicanos. 






OUTROS FORMATOS


        A sessão de filmes Temperatura Máxima estreou em 3 de janeiro (uma terça – feira) com o filme “Comando para Matar” que foi exibido após o capítulo da novela “Vale Tudo”, foi neste mesmo ano que ele passou a ser transmitindo aos domingos, substituindo as séries que ocupavam a programação da emissora. 


    Fausto Silva após uma passagem de sucesso pela Rede Bandeirantes com o seu programa de auditório “Perdidos na Noite”, chegava ao Teatro Fênix em 26 de março. O Domingão do Faustão trazia os elementos de seu programa anterior contando com atrações musicais, entrevistas, variedades, brincadeiras e jogos, além de participação da plateia e de artistas convidados. 



    Bobeou Dançou foi um programa infanto – juvenil apresentado pela Xuxa Meneghel e exibido pela TV Globo entre 9 de julho a 31 de dezembro de 1989. Foi criado em função do sucesso que fez enquanto um quadro dentro do “Xou da Xuxa”. Tratava – se de uma gincana baseada em charadas, cujas as respostas tinham que ser descobertas pelas equipes participantes formadas por adolescentes entre 13 e 17 anos. 



    Outro programa infanto – juvenil produzido pela Globo nesse mesmo período foi “Juba E Lula”, personagens da série “Armação Ilimitada” interpretados pelos atores Kadu Moliterno (Juba) e André de Biasi (Lula). O programa trazia gincanas, reportagens e aventuras da dupla abordando temas como ecologia, esportes e ação. Estreou em 5 de junho e por baixa audiência saiu do ar menos de dois meses depois da sua estreia em 28 de julho.


    Dirigido por Augusto César Vanucci, o Cabaré do Barata foi um programa de humor exibido pela Rede Manchete, apresentado pelo ator Agildo Ribeiro. Ele contracenava com fantoches de políticos como Fernando Collor de Mello, Leonel Brizola e Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney, entre outros, criados pelos artistas Haroldo Gepp e José Roberto Maia.  Era exibido às quartas.




    O Documento Especial: Televisão Verdade foi um programa jornalístico criado e produzido pelo jornalista Nelson Hoineff e apresentado pelo ator Roberto Maya exibido pela primeira vez na Rede Manchete no dia 2 de agosto. O programa consistia em mostrar assuntos da atualidade, no entanto diferente do “Globo Repórter”, exibido pela Rede Globo, o programa da Manchete mostrava um lado underground da sociedade mostrando cenas fortes de preconceito explícito, nudez e violência. 




FALECIMENTOS

Yara Amaral (1º de janeiro)


Salvador Dalí (23 de janeiro)



Dina Sfat (20 de março)



Nara Leão (7 de junho)



Lauro Corona (20 de julho)



Luiz Gonzaga (2 de agosto)



Raul Seixas (21 de agosto)



Bette Davis (6 de outubro)



Leia aqui as outras retrospectivas já apresentadas no blog:


Fontes de Pesquisa:

Livro:

Dicionário da TV Globo. Volume 1: Programas de Dramaturgia e Entretenimento.
Jorge Zahar Editor, 2003.

Videos:

youtube.com 
(incluindo os canais: Pedro Janov, Êgon Bonfim, Arquivo Marckenzi, Mofo TV, Arquivos 2000).

Imagens:

youtube.com
Google Imagens
Acervo veja
Acervo O Globo
Acervo Estadão


Sites:

bndigital.bn.gov.br
vejasp.abril.com.br
www.calendario-365.com.br
acervo.oglobo.globo.com
acervo.estadao.com.br
veja.abril.com.br
maistocadas.mus.br/1989/


Comentários

Postar um comentário