#Mofista22: As minhas aberturas favoritas do 007.
Olá amigos mofistas.
Concebido por Ian Fleming (1908 - 1964) em 1953, o agente secreto James Bond popularmente conhecido pelo seu código secreto 007, possui uma sólida carreira no cinema. Dos doze livros e dois contos escritos por Ian até sua morte em 1964, já foram produzidos 24 filmes do espião para as telonas, talvez uma das franquias de maior duração já realizada pelo cinema, se tratando em filmes de ação, isso sem contabilizar três aventuras não oficiais produzidas por outros.
Produzidos inicialmente por Harry Saltzman e Albert Broccoli, detentores de quase toda obra escrita por Fleming e donos da produtora EON, desde que Saltzman abandonou a franquia em 1975, os filmes passaram a ser produzidos por Albert, sua filha Barbara Broccoli e seu meio - irmão Michael G. Wilson.
Desde seu primeiro filme, 007 contra Dr. No, em 1962, seis atores já interpretaram o agente secreto. Sean Conery (1962, 1967, 1971, incluindo um filme não oficial da franquia lançado em 1983), George Lazenby (1967), Roger Moore (1973 à 1985), Timothy Dalton (1987 à 1989), Pierce Brosnan (1995 à 2002) e atualmente Daniel Craig que atua na série desde 2006.
A grande empatia da série pelo grande público se deve ao fato primeiramente ao charme de seu protagonista, um homem forte, viril, de olhar sedutor, apreciador de vodka - martini (Batido, não mexido), exímio atirador com licença 00 para matar, o sétimo nesta categoria (o motivo pelo qual seu código é 007), perito em artes marciais, sempre a serviço do governo de Sua Majestade, com charme, elegância, sempre se apresentando com a famosa frase: "Meu nome é Bond, James Bond".
Outro fator associado ao sucesso de seus filmes são os vilões (Dr. No, Goldfinger, Kananga, Scaramanga, Blofeld, entre outros), os gadgets mortais, as bond girls (as namoradas do agente secreto que trouxeram junto aos filmes todo charme e beleza, sempre representadas por belas mulheres como Ursula Andress, Barbara Bach, Grace Jones, Hally Berry, Jane Seymour, Maud Adams, só para citar algumas delas), as canções - tema, composta por grandes compositores e interpretadas por grandes artistas da música como Adele, Tina Turner, a-ha, Paul McCartney, entre outros nomes importantes).
Vale destacar que Shirley Bassey é a única artista até o momento à emprestar sua voz em três filmes da série até o momento: Goldfinger (1964), Os Diamantes são Eternos (1971) e 007,Contra o Foguete da Morte (1979).
Porém o motivo desse post está na suas aberturas, talvez o grande momento de todo filme. Eu quando menor achava que o realizador delas fosse o mesmo designer das aberturas de novelas da Rede Globo, mas na verdade elas ficaram a cargo de Maurice Binder (1925 - 1991). Ele que nasceu em Nova York, mas trabalhou principalmente na Grã - Bretanha a partir da década de 60, realizou 14, das 24 aberturas do filme do agente 007.
A marca registrada de Maurice era justamente em contar em alguns minutos um resumo do que iriamos assistir em seguida nos filmes. A união de mulheres nuas, fazendo acrobacias, dançando ao fundo de imagens psicodélicas, sempre por uma penumbra que deixava em evidência suas curvas, foram a marca registrada dele. Não pode - se esquecer que foi ele quem criou a famosa vinheta do cano de arma que finaliza com o ator que interpreta o agente no filme e que no final atira em direção à tela.
Após sua morte, Daniel Kleinman assumiu o designer de créditos de abertura dos filmes da série em 1995 com GoldenEye.
Sendo assim, depois de rever todas as aberturas dos filmes do agente secreto,e fiz isso cinco vezes para ter a certeza das minhas escolhas, cheguei ao meu Top 10. Os quesitos principais da minha seleção, sem sombra de dúvida foi a apresentação e a combinação de canção - tema, mais o efeito visual que se tem ao ver o pequeno resumo da história que será vista a seguir.
Bem espero que as minhas favoritas sejam do agrado de todos e comentem quais são suas aberturas favoritas, ou as canções que mais te marcaram. Então vamos à elas.
Modelos japonesas, lavas de vulcões, elementos da cultura oriental, juntamente com a suave voz de Nancy Sinatra, fizeram desta abertura a mais doce e sensível de todas da série.
Shirley Bassey arrebenta entoando um dos temas mais vigorosos da série, uma mulher com o corpo coberto de tinta dourada (uma das formas que o vilão do filme usa pra exterminar suas vítimas, pintando as de ouro, provocando assim sua asfixia) mostra pequenos trechos do filme que será apresentado após os créditos iniciais. Abertura simples e criativa. Detalhe, Binder não realizou esse crédito inicial que ficou à cargo de Robert Brown John.
Pierce Brosnan estreia como novo James Bond após um hiato de seis anos da franquia. Tina Turner canta uma canção escrita por Bono Vox, lider e vocalista do U2. Símbolos da Russia, como suas imponentes estátuas de pedra de líderes russos e da KGB são destruídos, enquanto belas mulheres esbanjam sensualidade, nesta que viria a ser o primeiro trabalho de Kleinman à frente das aberturas da série.
Shirley Bassey canta um filme da franquia pela segunda vez e esse filme marca a despedida do ator Sean Connery no papel do agente secreto. Um gato, mulheres seminuas e diamantes nas mais variadas formas e tamanhos, fazem dessa sequencia de abertura uma das mais chiques e elegantes realizadas por Binder.
Outro belo trabalho de Kleinman, como o petróleo era um dos temas dessa aventura, o designer teve a brilhante ideia de unir novamente belas mulheres nadando no liquido precioso e surgindo através de efeitos em 3D. A banda Garbage interpreta o tema que não chega a ser tão grandioso quanto dos filmes anteriores da série, mas que casou bem com a sequencia de imagens de maquinas bombeando extraindo o petróleo e o mundo formado por gotas do liquido voando pela tela.
Bem amigos mofistas, por enquanto é só, mas no próximo domingo encerro com as cinco primeiras posições desse Top . Até lá compartilhem, divulguem o blog e espero vocês na próxima semana.
Fontes de pesquisa
Sites:
www.artofthetitle.com
www.jamesbondbrasil.com
www.discogs.com
Imagens:
www.artofthetitle.com
www.youtube.com
Videos:
www.youtube.com
A Marca 007, James Bond e seus respectivos filmes, imagens e videos pertencem à: Danjac LLC,United Artist Corportation, Columbia Pictures Industries Inc. Todos os Direitos Reservados.
Fontes de pesquisa
Sites:
www.artofthetitle.com
www.jamesbondbrasil.com
www.discogs.com
Imagens:
www.artofthetitle.com
www.youtube.com
Videos:
www.youtube.com
A Marca 007, James Bond e seus respectivos filmes, imagens e videos pertencem à: Danjac LLC,United Artist Corportation, Columbia Pictures Industries Inc. Todos os Direitos Reservados.
Muito bom,Sebastião! Li com prazer e sobretudo me deliciei com as boas lembranças. Como sempre,parabéns!
ResponderExcluir